• Telefone: (16) 2101-7700
  • E-mail: contato@multifrio.com.br
  • Horário: Seg à Sex: 8:00 - 18:00h Sábados: 8:00 - 12:00h
29/10/2020

Quais são os Componentes da Câmara Fria? Saiba agora.

 Quando um empresário decide incluir uma câmara fria em seu estabelecimento, surge a responsabilidade de encontrar profissionais que realizarão o projeto de forma eficiente de acordo com sua necessidade. Porém podem surgir algumas dúvidas de início, de como por exemplo: Quais produtos serão necessários para efetuar a montagem? Quais são os componentes necessários para montar a câmara frigorífica? Para ficar mais claro, listamos os componentes essenciais em praticamente todo projeto de câmara fria, independente de sua capacidade ou segmento. Confira esses itens a seguir:

Evaporadores / Forçadores de Ar

 Os evaporadores, ou também conhecidos como Forçadores de ar, é o primeiro componente essencial para câmara frigorífica que citaremos. Responsável pela troca de calor com o ambiente interno refrigerado, podendo ser utilizado tanto em câmaras frias, como também salas que possuem ar condicionado ou até expositores de bebidas ou alimentos. O evaporador de ar pode variar no seu tamanho, capacidade e quantidade de ventiladores, podendo resfriar desde ambientes menores, como freezers verticais, ou até mais complexos como grandes armazéns.

 Dentre as diversas marcas e modelos, o aconselhável no armazenamento é sempre manter livre a passagem de ar do evaporador, para manter sua performance eficiente, e evitar desgaste no restante do sistema. Citamos essas e outras dicas para câmara fria neste post aqui.

Unidade Condensadora

 Outro componente principal da câmara fria é a Unidade Condensadora, que une diversos itens essenciais para o funcionamento do sistema. Também presente em sistemas de ar condicionado, a unidade condensadora é comercializada em diversas variações. As mais conhecidas em projetos de câmara fria são as unidades abertas (ou convencionais) e as unidades carenadas, que possuem uma estrutura muito parecida com das unidades para ar condicionado, onde contribui efetivamente para diminuir o ruído. Abaixo citaremos alguns componentes principais que compõem a unidade condensadora da câmara fria.

Compressores

 Componente instalado na Unidade Condensador, o motor compressor é o responsável por aspirar o fluído refrigerante decorrente do evaporador, que na sequência comprimirá o fluido, que aumentará consecutivamente a pressão e a temperatura, para após isso transitar pelo condensador onde ele se tornará liquido novamente. Podendo ser monofásico, bifásico ou trifásico, ele também existe uma variante nos gases utilizados, dependendo da necessidade do projeto.

Condensadores

 Outro componente que faz parte da unidade condensadora é o Condensador. São montados com tubos de cobre ou alumínio. Ele é responsável pela “rejeição” de calor e permite a condensação do calor do gás que é evaporado no evaporador.

Válvula de Expansão

 Componente localizado entre a entrada do evaporador e o condensador, a válvula de expansão também é um dos componentes principais da câmara frigorífica. Além de garantir que haja somente gás refrigerante (na vazão e quantidade suficientes) na entrada do evaporador, ele também é utilizado para reduzir a pressão do gás refrigerante decorrente do condensador. Desta forma, ele separa a parte de alta pressão, da parte de baixa pressão.

Válvula Solenoide

 A válvula solenoide é um componente da câmara fria responsável pelo controle de fluxo líquido ou gasoso. Em sistemas de grande porte, a válvula solenoide de ação indireta é controlada por piloto. Pode variar a quantidade de vias, de acordo com a necessidade em sua ação.

Tubulação

 Além de ser um componente para câmara fria indispensável, a tubulação também é utilizada em sistemas semelhantes de refrigeração, e climatização ou até em outros segmentos, como em gás de cozinha ou fornos a lenha. No caso do sistema da câmara frigorífica, ele é responsável por transferir o gás refrigerante entre os componentes do sistema. Podendo ser utilizadas em cobre ou alumínio, existem também em diversos tamanhos, variando de acordo com sua finalidade de serviço.

Fluído Refrigerante

 O componente fundamental para o sistema da câmara frigorífica é o fluído refrigerante, mais conhecido como gás ou também fluído frigorífico. Ele agirá absorvendo o calor do ambiente refrigerado, consecutivamente destinando-o até o condensador. O gás possui ponto de condensação e evaporação muito específicos para mudar do estado líquido para o estado gasoso com muita facilidade, e essas mudanças acontecem dentro do evaporador e do condensador.

 Além dos componentes para câmara fria que citamos, existem outros componentes que também podem fazer parte de um modo geral, ou variar de acordo com o projeto e a capacidade ou tipo de produto armazenado. E aí, ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo e nos siga nas redes sociais.

Faça um Orçamento

Deixe um comentário

  • Ribeirão Preto:
    (16) 2101-7700
    São Sebastião do Paraíso:
    (35) 3531-4446

  • Loja 1:
    Rua José de Alencar, 436
    Campos Elíseos - 14080-350
    Ribeirão Preto - SP

    Loja 2:
    Rua dos Antunes, 733
    Nossa Sra. Aparecida - 37950-000
    São Sebastião do Paraíso - Minas