• Telefone: (16) 2101-7700
  • E-mail: contato@multifrio.com.br
  • Horário: Seg à Sex: 8:00 - 18:00h Sábados: 8:00 - 12:00h
06/11/2020

Câmara de Resfriamento ou Congelamento? Entenda a diferença.

Para escolher a câmara fria ideal para seu estabelecimento, primeiramente deve-se entender se a necessidade para seu produto será de um ambiente para congelamento ou resfriamento. Para facilitar essa parte, fizemos esse texto para explicar melhor qual a diferença entre as câmaras de resfriamento e de congelamento. Quer conferir? É só continuar a leitura.

A câmara de resfriamento ou congelamento vistas no geral, possuem os mesmos componentes e muitas vezes suas estruturas são feitas com os mesmos materiais, e podem ser utilizadas em diversos tipos diferentes de estabelecimentos, tais quais são: Hotéis, restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, cozinhas industriais e até hospitais. A diferença principal entre elas seria a temperatura interna de armazenamento, de acordo com a finalidade do projeto, vamos explicar um pouco melhor abaixo.

Câmara Fria para Resfriados

A câmara fria de resfriados mantém sua temperatura de armazenamento na faixa de 0°C a +18°C, e como já é descrita pelo nome, tem maior prioridade em resfriar o conteúdo de forma rápida e mantê-lo refrigerado dentro desta faixa de temperatura citada anteriormente. Outra característica própria é que a câmara de resfriamento não acumula cristais de gelo em seu conteúdo armazenado, mantendo-o fresco até 5 dias.

Câmara Fria para Congelados

Diferente da câmara fria para resfriados, a câmara fria para congelamento tem a função de reduzir drasticamente a temperatura interna fazendo com que o produto estocado seja conservado por até 6 meses. Mesmo tendo a estrutura similar à câmara para resfriamento, sua temperatura mínimo pode atingir normalmente seus -18ºC. Ela tem a mesma função dos freezers e refrigeradores comerciais, porém pode armazenar um número bem mais abrangente de conteúdo, e permite a locomoção humana dentro destes ambientes. Ideais para supermercados, clínicas farmacêuticas, sorveterias entre muitos outros.

Como escolher a Câmara Fria Ideal?

 Isso vai depender. A primeira coisa a se questionar é: Quanto tempo vou manter o produto armazenado? Se a rotação de estoque for rápida, e você libera o produto até em 5 dias, o ideal seria a câmara fria para resfriados. Agora quando se trata de um conteúdo que ficará por um tempo mais extenso e/ou não será comercializado de forma tão imediata, o aconselhável é a câmara fria para congelamento. Vale ressaltar que produtos que passam por congelamento, acabam tendo aglomerados em suas superfícies gotículas congeladas que afetam diretamente suas características originais, quando descongelados porém possibilitará que sejam comercializados produtos fora de época (como exemplo frutas e legumes que possuem safra específica). Alguns cuidados hábitos importantes também devem ser considerados para a estocagem ideal do produto, mas essas e mais informações você pode conferir através deste post, clicando aqui.

O que pode ser armazenado em cada câmara fria?

Em câmaras frias para resfriamento, como já foi falado, o ideal é produtos que ficarão por até 5 dias, tais como: Laticínios, Frutas, Carnes, Verduras, Frutas, Legumes, Frios, Embutidos, Grãos, entre outros. Para a câmara de congelamento, os produtos que podem ser armazenados são: Carnes, Frutos do Mar, Gelo, Sorvete, Polpas, Aves, Medicamentos, entre outros.

Agora está mais fácil para entender a necessidade do seu projeto, não é mesmo? Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco incluindo seus dados abaixo, e não esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Faça um Orçamento

Deixe um comentário

  • Ribeirão Preto:
    (16) 2101-7700
    São Sebastião do Paraíso:
    (35) 3531-4446

  • Loja 1:
    Rua José de Alencar, 436
    Campos Elíseos - 14080-350
    Ribeirão Preto - SP

    Loja 2:
    Rua dos Antunes, 733
    Nossa Sra. Aparecida - 37950-000
    São Sebastião do Paraíso - Minas