• Telefone: (16) 2101-7700
  • E-mail: contato@multifrio.com.br
  • Horário: Seg à Sex: 8:00 - 18:00h Sábados: 8:00 - 12:00h
21/10/2020

6 cuidados necessários para sua Câmara Fria

Você faz a manutenção da sua câmara fria com frequência? Além dessa manutenção, existem algumas práticas que quando adotadas, podem evitar gastos futuros com problemas técnicos além de perda de estoque. Pensando nisso listamos 6 cuidados importantes para sua câmara fria manter sempre qualidade em sua performance, confira a seguir.

1 – Respeitar o limite de estoque

Como já sabemos, existem hoje inúmeros segmentos diversificados que contam com a instalação de uma câmara frigorífica, que dependendo da necessidade de sua estocagem, o tamanho pode variar. Este cálculo que determina o tamanho e a capacidade já é estipulado desde o início do projeto da câmara de acordo com a necessidade do cliente, e precisa ser respeitado em toda sua performance depois que já está instalada. O primeiro cuidado necessário para câmara fria desta lista é evitar sobrecarga do volume limite determinado para aquele projeto, pois isso afeta diretamente na qualidade de refrigeração do conteúdo podendo não obter a precisão na atuação de forma esperada e afetar o desempenho do motor.

2 - Mantenha sempre a Organização

Além de estar dentro do limite de conteúdo armazenado, outra dica necessária para câmara frigorífica é manter a organização na hora de estocar a mercadoria. Acontece que o distanciamento entre cada conteúdo ajuda na circulação de ar frio, facilitando o desempenho do evaporador (que também não pode ter sua saída de ar bloqueada). Além disso, também é aconselhável manter um espaçamento livre próximo ao teto da câmara frigorífica. Dica extra: Confirme precisamente qual é a melhor forma para estocagem com o fabricante, pois pode variar entre um projeto e outro, e dependendo do segmento de produto.

3 – Faça a Limpeza Periodicamente

Este próximo item é um cuidado indispensável na rotina da câmara fria, que seria a higienização da mesma. Para evitar que bactérias se acumulem e afetem a qualidade do conteúdo armazenado, ou que o sistema acumule resíduos indesejáveis, o aconselhável é fazer a desinfetação e limpeza diariamente, retirando os produtos para efetuar tal ação. Com o tempo será necessário também efetuar a limpeza do sistema de refrigeração com um profissional da área, evitando que qualquer um dos componentes do sistema se sobrecarregue e consecutivamente afete todos os outros.

4 – Ao sair, feche a porta

Quando a porta da câmara frigorífica fica constantemente aberta, acaba-se perdendo a qualidade de performance do sistema, e dificulta o atingimento da temperatura ideal de forma eficaz que por sua vez acaba “forçando” os componentes de forma prejudicial. Para evitar que isso ocorra, a dica é simples: Evite manter a porta aberta de forma desnecessária, e certifique-se sempre que a porta foi fechada corretamente. Outro cuidado importante com a câmara fria é lembrar de manter a luz apagada quando não estiver sendo operada, pois isso afeta diretamente a performance da câmara e consecutivamente aumenta o gasto de energia sem necessidade.

5 – Confira sempre a temperatura

Este cuidado é essencial para sua câmara fria, pois é o dado que vai definir se os equipamentos estão performando de forma efetiva. Ao efetuar essa verificação, você pode identificar antecipadamente se o sistema está sofrendo alguma oscilação de temperatura (que pode ser causado por falhas mecânicas), evitando assim perder produtos, ou até regularizar o sistema antes mesmo dele apresentar sérios problemas que pode estacionar sua operação. O indicado é conferir a temperatura 3 vezes ao dia pra ter uma base entre uma conferência e outra, de forma mais assertiva.

6 – Considere a Manutenção Preventiva

E por fim, um dos cuidados principais para ter com sua câmara fria é a manutenção preventiva. Por sua vez, ela vai identificar características que poderão se tornar grandes problemas futuros, e gerar prejuízo de diversas formas, como: substituição de equipamentos, perda de produtos, inatividade comercial devido ao desequilíbrio de estoque, entre vários outros. A manutenção preventiva é muito importante, e você pode ter mais informações conferindo o post que fizemos somente sobre ela.

Como você pode ver, a eficácia da câmara fria vai muito além da qualidade de seus componentes. Você pode ter muito mais qualidade na operação e armazenamento do seu produto, quando adota boas práticas e entende melhor cada uma delas.

E aí, você já conhecia esses cuidados com câmaras frigoríficas? Ficou alguma dúvida? Então comente abaixo que iremos te responder. Até o próximo post!

Deixe um comentário

  • Ribeirão Preto:
    (16) 2101-7700
    São Sebastião do Paraíso:
    (35) 3531-4446

  • Loja 1:
    Rua José de Alencar, 436
    Campos Elíseos - 14080-350
    Ribeirão Preto - SP

    Loja 2:
    Rua dos Antunes, 733
    Nossa Sra. Aparecida - 37950-000
    São Sebastião do Paraíso - Minas