• Telefone: (16) 2101-7700
  • E-mail: contato@multifrio.com.br
  • Horário: Seg à Sex: 8:00 - 18:00h Sábados: 8:00 - 12:00h
11/12/2019

 Atualmente, com a evolução do sistema de refrigeração, começamos a ter várias inovações que antes, normalmente, eram instaladas somente em locações industriais ou comerciais de grande porte. Uma destas inovações que vêm ganhando muita força no mercado moderno é a sofisticada adega de vinhos, que hoje em dia pode ser um diferencial no design e harmonização de ambientes gourmets.

  Para manter a conservação ideal deste precioso líquido, são necessários alguns cuidados principais com a adega de vinhos, e uma atenção especial em alguns fatores. Para ficar mais claro, falaremos destes cuidados a seguir.

 

 Qual a temperatura ideal?

  É comum saber que quanto mais idade o vinho possui, melhor ele fica, mas isso de fato não é lei. Dependendo do tipo da uva, ele pode não ter o tempo de vida tão longo assim. Porém, com a ajuda da baixa temperatura que a adega climatizada de vinhos proporciona, o tempo de qualidade do produto pode prolongar ou até dobrar, sem perder o sabor e o aroma. A temperatura ideal para armazenar vinhos brancos, rosés e espumantes normalmente é de 7° a 12° C enquanto de vinhos tintos é entre 12° e 18° C podendo ter a qualidade estendida por mais tempo. No geral, o aconselhado é manter a temperatura próxima aos 10° C, valendo ressaltar que é importante que a temperatura se mantenha no mesmo nível constantemente, pois no caso de alguma variação, ela afetará diretamente a qualidade do vinho.

Existe alguma umidade certa?

 A umidade ideal para a adega de vinhos varia entre 60% a 75%, isso porque quando a umidade é muito baixa e o local se torna mais seco, a rolha pode ressecar, caso seja de baixa qualidade, permitindo assim a entrada de oxigênio na garrafa. O contato do vinho com o oxigênio tem um índice prejudicial muito alto, pois provoca a oxidação do líquido. As tampas “screw-cap” (ou tampas de rosca, como conhecemos no Brasil) são ideais para evitar qualquer tipo de entrada de ar, que podem ser ocasionadas devido ao tempo.

Agora, caso a umidade esteja acima do indicado, ela pode danificar o rótulo e permitir a aglomeração de fungos e microorganismos indesejáveis.

E quanto ao posicionamento da garrafa?

  Muitos se questionam se o posicionamento da garrafa realmente faz alguma diferente em relação ao armazenamento correto do vinho. E a resposta é sim! Quando se trata de uma garrafa de rolha, o ideal é manter a garrafa na horizontal ou de alguma forma que o líquido fique constantemente em contato com a garrafa, para assim manter a rolha úmida, evitando seu ressecamento. A garrafa com a tampa de rosca não possui uma posição correta, podendo ser armazenada de ambas as formas.

O que é preciso ser evitado?

Algo que pode não ser óbvio, mas também é um fator que pode prejudicar a qualidade do produto na adega para vinhos é o espaço em que uma garrafa terá de distanciamento da outra, isso porque a circulação de ar é um fator muito importante para que a climatização seja eficaz, precisando que essa distância possua no mínimo 6 cm.

 Iluminação direta deve ser primordialmente evitada, sendo luz solar ou artificial, assim como o calor causado por equipamentos elétricos que prejudicam o desempenho da adega climatizada.

O manuseio das garrafas ou vibrações causadas tanto externamente, quanto nas próprias prateleiras não são propícios para o armazenamento de vinho, pois causam reações químicas que permitem o envelhecimento do vinho e contribuem com a perda de qualidade.

 E por fim, é necessário ficar atento a vedação da porta, mantendo sempre ela fechada, evitando assim a troca constante entre o ar e a temperatura interna/externa do ambiente, prolongando a performance da adega.   

  E aí, já pratica esses cuidados com sua adega? Ou ainda deseja planejar a sua? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

Faça um Orçamento

Deixe um comentário

  • Ribeirão Preto:
    (16) 2101-7700
    São Sebastião do Paraíso:
    (35) 3531-4446

  • Loja 1:
    Rua José de Alencar, 436
    Campos Elíseos - 14080-350
    Ribeirão Preto - SP

    Loja 2:
    Rua dos Antunes, 733
    Nossa Sra. Aparecida - 37950-000
    São Sebastião do Paraíso - Minas