• Telefone: (16) 2101-7700
  • E-mail: contato@multifrio.com.br
  • Horário: Seg à Sex: 8:00 - 18:00h Sábados: 8:00 - 12:00h
08/08/2019
Foto Reprodução Foto Reprodução

ONU publica histórias inspiradoras de mulheres que trabalham no HVAC-R

A Organização das Nações Unidas (ONU) acaba de publicar um livreto com as histórias fascinantes de 108 mulheres de 50 países que trabalham na indústria de refrigeração e ar condicionado (HVAC-R), destacando seus desafios e experiências no setor.

As técnicas e engenheiras apresentadas na publicação são descritas como pioneiras e modelos cujas histórias devem inspirar uma nova geração de mulheres jovens. Entre elas, há cinco brasileiras: Carmosinda Santos, Natália Borges, Gabriela Giacomini, Jossineide Oliveira e Leylla Lisboa.

Segundo a ONU, a iniciativa visa aumentar a conscientização sobre as oportunidades disponíveis para as mulheres e reconhecer suas realizações no HVAC-R.

De acordo com o Instituto Internacional de Refrigeração (IIR), aproximadamente 12 milhões de pessoas em todo o mundo estão empregadas nessa indústria.

No entanto, embora haja, reconhecidamente, uma falta de estatísticas sobre a proporção de mulheres que trabalham no setor, elas estão notavelmente sub-representadas.

Dados indicam que as mulheres constituem, em média, de 10% a 20% dos trabalhadores da área de engenharia em todo o mundo – uma porcentagem muito maior do que na indústria de refrigeração e ar condicionado.

Em 2017, o coletivo norte-americano Women in HVACR informou que as mulheres constituíam apenas cerca de 1,2% dos mecânicos, técnicos e instaladores de sistemas de aquecimento, refrigeração e ar condicionado nos EUA. A proporção foi semelhante para o Canadá.

Uma pesquisa do IIR para coletar dados sobre o número de mulheres registradas como membras de associações nacionais de refrigeração indicou níveis de afiliação feminina que variaram de zero a menos de 10%. Apenas dois países relataram percentuais significativamente maiores: China e Romênia, com 19,5% e 33%, respectivamente.

No entanto, a demanda por técnicos qualificados e pessoal de engenharia é maior do que nunca e não para de crescer, devido à expansão global do mercado de equipamentos de refrigeração e ar condicionado.

Fonte: Blog do Frio

Deixe um comentário

  • Ribeirão Preto:
    (16) 2101-7700
    São Sebastião do Paraíso:
    (35) 3531-4446

  • Loja 1:
    Rua José de Alencar, 436
    Campos Elíseos - 14080-350
    Ribeirão Preto - SP

    Loja 2:
    Rua dos Antunes, 733
    Nossa Sra. Aparecida - 37950-000
    São Sebastião do Paraíso - Minas