• Telefone: (16) 2101-7700
  • E-mail: contato@multifrio.com.br
  • Horário: Seg à Sex: 8:00 - 18:00h Sábados: 8:00 - 12:00h
23/07/2019

Daikin inaugura centro de treinamento em SP

Com investimentos de 2 milhões de dólares, Daikin Brasil espera treinar cerca de 3 mil pessoas por ano

Em 11 de julho último, a Daikin, empresa de origem japonesa e maior fabricante de ar condicionado no mundo, inaugurou seu Centro de Treinamento no Brasil, o Daikin Training Center, localizado na capital paulista. 

Cerca de 100 convidados estiveram presentes ao evento, entre eles, instaladores, distribuidores, mantenedores, usuários finais; além das presenças de Tomoji Miki, presidente da Daikin Brasil; Yoshihiro Mineno, diretor executivo sênior da divisão de operações globais; Genivaldo Rosa, gerente de treinamento do Daikin Training Center; de diretores e executivos da empresa.

Trata-se do 30º Daikin Training Center, edificado no bairro da Barra Funda, com 2.100 m2 de área construída, dedicada aos treinamentos técnicos e comerciais. O espaço foi desenvolvido para receber cerca de 160 alunos por dia, todos os dias, das 8h30 às 17h30, de segunda às sextas-feiras. 
O Centro de Treinamento, que conta com 8 professores habilitados, é composto por três andares, divididos em laboratórios para treinamentos dos produtos, desde equipamentos residenciais, até os de grande porte como Chillers, passando pelos Splits, Multi Splits, Sky Air e VRV Fit/Inova e Twin Sky; Serviços e Espaço Brasagem; 4 salas de aula com capacidade para 160 pessoas; Espaço Automação com treinamento direcionado a IoT (Internet das Coisas), integrado às utilidades como iluminação e ar-condicionado; além de uma Biblioteca. 

Para Tomoji Miki, presidente da Daikin do Brasil, o Centro de Treinamento no Brasil é um grande marco para a Daikin, e expressa o desejo de mudança do mercado.

“No Brasil, as pessoas ainda não conseguem entender as vantagens ao comprar produtos de boa qualidade. Queremos elevar o nível, garantindo que as instalações de ar condicionado tenham o máximo de eficiência e qualidade, alimentando os times de engenharia com o que há de mais moderno, compartilhar o aprendizado sobre nossas tecnologias avançadas e ensinar a usar e extrair o máximo conforto de toda nossa linha de produtos. Como fabricantes Daikin, a número 1 do mundo e especialistas em ar condicionado, podemos promover essa mudança, essa quebra de paradigma. Neste contexto, os instaladores têm um papel importante para promover essas mudanças, lançando mã ;o de ferramentas para obter uma instalação de alta qualidade. Entendo que esta ocasião é o momento de conseguirmos transmitir isso. Outro diferencial é que capacitaremos profissionais a operarem com equipamentos utilizando o fluido refrigerante R32, enfatizando a diferença de utilização deste fluido, não só na parte teórica, mas em especial, na parte prática. Trouxemos também o processo de união a frio para tubulações, e acreditamos que através deste processo manteremos um padrão de qualidade de instalação de nossos produtos, uma vez que, os kits já sairão pré-montados, promovendo melhor habilidade técnica. Em cidades grandes como São Paulo, por exemplo, é possível conseguirmos um padrão adequado de qualidade de instalação, porém, quanto mais vamos para o inter ior do Estado, e de outros também, notamos a grande demanda de mão de obra qualificada, assim, entendemos que o PPM auxiliará a manter a qualidade das instalações que utilizarem nossos produtos. Precisamos entender o verdadeiro sentido do ar condicionado, a qualidade de sua utilização, suas inúmeras vantagens e, sob os olhos do mundo, este país tem um mercado muito peculiar, único! Precisamos fazer grandes investimentos, demonstrar firmeza e fazer a diferença”, enfatiza Miki. 

Inauguração do CT da Daikin em SP | Foto: Evandro Monteiro

Trazer ao mercado capacitação profissional, reforçar a marca e criar oportunidades para novos conhecimentos aos instaladores, foram pontos destacados por Yoshihiro Mineno, diretor executivo sênior da divisão de operações globais

“Com investimentos de 2 milhões de dólares, esperamos treinar mais de 3 mil pessoas por ano, contando com a parceria que mantemos com a Escola Senai Oscar Rodrigues Alves. A partir de 2021, ofereceremos equipamentos compactos utilizando o fluido refrigerante R32. Esse fluido permite a compactação do equipamento e até lá teremos tempo de treinar e familiarizar os técnicos sobre esse novo fluido refrigerante, através de suas características, que substituirá o R410A, passando a utilizar um único fluido. Por esta razão, até 2021 treinaremos esses técnicos para estarem aptos para a troca de fluidos nas máquinas. Também destaco nosso centro de trei namento de conexão PPM patenteado pela Daikin, que não necessita de fogo para fazer a soldagem das conexões de tubulações em cobre, facilitando e reduzindo o tempo de trabalho, e consequentemente, o custo de mão de obra. Como no Brasil, o custo de mão de obra é muito elevado, a união a frio sanará esse problema, pois o tempo é reduzido em 1/3. Esse é um trabalho que iremos divulgar e nos empenhar, que vem a calhar com essa necessidade do Brasil, que possui mão de obra onerosa e demanda de pessoal capacitado. O ponto forte deste processo é que o VRV mais compacto poderá receber a união a frio, com os kits já pré-montados, o que irá facilitar e agilizar a instalação dos equipamentos, com qualidade, beneficiando os distribuidores especializados, que só trabalhavam com pequenos equipamentos. Não adianta ter um equipament o ótimo em termos de eficiência e alta qualidade, se a instalação deste também não primar pela qualidade. Nos preocupamos com a visão do usuário final, que utiliza nossos equipamentos. Por esta razão, este processo nos ajudará a dar suporte para uma instalação com a mesma qualidade de nossos produtos”, informa Mineno. 

Viver experiências e construir novos negócios com o mercado, aproximando instaladores e distribuidores e associações, serão desafios do Daikin Training Center, destacou Genivaldo Rosa, gerente de treinamento da Daikin Brasil. 

“Esse é o 30º país que recebe um Centro de Treinamento. Neste espaço iremos ministrar cursos desde fundamentos em ar condicionado e refrigeração para quem está iniciando até os cursos práticos visando as boas práticas de engenharia com máximo conforto e eficiência; além dos treinamentos técnicos para instalação e manutenção de toda linha Daikin, composto por chillers, 18 splits, 12 multi splits e 8 VRVs, todos integrados a painéis automatizados de última geração. Oferecemos toda infraestrutura montada para atender a demanda de vários modelos para treinamentos. Contamos com oito professores e mais três apoios administrativos para isso. Esperamos treinar mais de 3 mil pessoas por ano em todas as linhas de produtos. Um dos diferenciais é o treinamento de brasagem, que estamos apresentando ao mercado, o PPM Daikin. Reservamos uma área destinada somente para isso, onde ministraremos os fundamentos da solda do cobre e da união a frio (PPM). O espaço total foi desenvolvido para receber cerca de 160 alunos por dia, divididos em turmas de acordo com as estações dos laboratórios. A duração dos cursos varia, alguns têm duração de 1 dia, outros de 3 dias, e os de VRV com duração de 1 semana, incluindo também, a parte de automação do equipamento. Outro ponto importante a ser compartilhado é a localização do Centro de Treinamento, próximo ao metrô Barra Funda, com fácil acesso para quem está na capital, pr&oacut e;ximo à Marginal Tietê, atendendo as regiões Norte, Leste e Central; e ao lado do Terminal Rodoviário da Barra Funda, servindo quem vem de outros estados ou do interior de São Paulo, seja de ônibus ou avião, e com hotéis próximos para esse público”, explica Genivaldo Rosa, gerente de treinamento da Daikin Brasil.

Informações e inscrições para os treinamentos:https://www.daikin.com.br
Endereço: Rua Achilles Orlando Curtolo, 560 – Barra Funda – São Paulo – SP – 01144-0

Fonte: Revista do Frio

Deixe um comentário

  • Ribeirão Preto:
    (16) 2101-7700
    São Sebastião do Paraíso:
    (35) 3531-4446

  • Loja 1:
    Rua José de Alencar, 436
    Campos Elíseos - 14080-350
    Ribeirão Preto - SP

    Loja 2:
    Rua dos Antunes, 733
    Nossa Sra. Aparecida - 37950-000
    São Sebastião do Paraíso - Minas