• Telefone: (16) 2101-7700
  • E-mail: contato@multifrio.com.br
  • Horário: Seg à Sex: 8:00 - 18:00h Sábados: 8:00 - 12:00h
03/03/2020

Coronavírus: Tudo o que você precisa saber!

 Em todos os lugares, um dos assuntos mais comentados e temidos da atualidade é o Coronavírus, mas em meio de tantos comentários, muitas dúvidas surgem e ao mesmo tempo muita gente querendo responder muitas vezes sem fazer isso de forma correta, então venha entender as verdades e mitos sobre o novo coronavírus!

O que é Coronavírus?

 COVID-19, mais conhecido como Coronavírus, são vírus zoonóticos que podem ser transmitidos entre animais e pessoas. Mais especificamente, existem tipos de coronavírus que circulam entre animais mas não chegam a infectar as pessoas, diferente do que ocorrou com o novo coronavírus identificado em 2019, que apesar de várias especulações, ainda está em pesquisa sobre sua verdadeira origem, que de fato ocorreu na China.

Quais os principais sintomas?

 O coronavírus quando infecta o ser humano, causa sintomas muito similares ao de uma gripe forte, como por exemplo: tosse, dor de cabeça, febre alta, entre outros. Ele possui outras similaridades com a gripe pois sua transmissão também é causada através de vias respiratórias e com mais facilidade em pessoas com baixa resistência. Sendo assim ele pode ser transmitido através de aproximação ou contato com pessoas que estão infectadas, principalmente em locais fechados ou de pouca circulação de ar. Outra característica é que o vírus pode levar até 14 dias para infectar uma pessoa, e nesse período de janela também corre o risco de infecção.

Tem tratamento?

 Por se tratar de uma epidemia recente, são necessárias análises e estudos aprofundados para assim desenvolver-se um tratamento ou vacina. As pessoas que são diagnosticadas com o coronavírus possuem um tratamento que exige mais atenção e isolamento, mas o que é aconselhado por especialistas no momento é a precaução.

Como evitar?

 Assim como a gripe, é um vírus transmitido através de vias respiratórias e secreções. Então basicamente são as mesmas formas de prevenções que a gripe, porém de uma forma mais intensa. Podemos então evitar o contágio através de ações, como por exemplo:

- Evitar locais fechados ou com pouca circulação de ar;
- Evitar contato e aproximação com pessoas diagnosticadas ou em fase de suspeita,;
- Evitar compartilhamento de objetos pessoais e alimentos;
- Lavar as mãos, principalmente antes de refeições e depois de tocar em animais;
- Manter uma alimentação e hábitos saudáveis para não correr o risco de contágio por resistência baixa;
- Não viajar para áreas de risco, principalmente fora do Brasil.

Coronavírus mata?

 Dependendo do caso, se a situação se agrava e o vírus demora a ser detectado, ele pode desenvolver outras doenças respiratórias, como a pneumonia, que pode sim levar o indivíduo a óbto, porém o índice de letalidade (taxa de pessoas que morreram em relação a quantidade de pessoas que foram infectadas) desde dezembro na China é de 3,5% enquanto em demais países o índice é de 1,5%.

E no Brasil, qual é a situação?

 Apesar de ter mais de 400 casos suspeitos, foram confirmados somente 2casos no Brasil, e de pessoas que nunca tiveram ligação entre sí. Os cuidados e precauções são os mesmos e pessoas que não tiveram ainda diagnóstico estão em observações de forma isolada. De qualquer jeito, a melhor forma de evitar é não viajando pra locais de risco, como dito anteriormente,já que o contato é a maior forma de contágio.
 Vale lembrar que no Brasil não estamos ainda em estado de alerta e que apesar da preocupação, um dos maiores alarmantes no país atualmente é a dengue!

Cuidado!

 Assim como em muitas situações, quando o assunto "cai na boca do povo", surgem também pessoas más intencionadas ou querendo tirar algum proveito da situação, e se tratando do novo coronavírus não foi diferente. Desde o início da epidemia,várias fake news vieram sendo espalhadas e deixando muito gente aflita com mitos distocidos, principalmente envolvendo importação de produtos chineses, desde a venda de "curas milagrosas"' e até alarmes falsos sobre a doença no Brasil.
 Portanto, quando se trata de notícias, principalmente aquelas compartilhadas informalmente, vale lembrar que é necessario uma análise maior da informação, para ela não ser passada adiante e tirar o foco do que realmente for verdade, e até criar conflitos ou preocupações totalmente desnecessárias, onde pode ocorrer até casos de charlatanismo.

Você sabia?

 

 Devido ao surto da epidemia na China, a fabricante Geely desenvolveu um modelo do carro SUV, o Icon, que possui um sistema de ar condicionado avançado, onde permite isolar e eliminar bactéricas e vírus (incluindo o coronavírus) graças ao filtro de ar N95, utilizado também por profissionais da saúde que estão atuando diretamente com pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Segundo a marca, já foram vendidos mais de 30.000 unidades em uma semana.

E aí, tirou suas dúvidas? Não deixe de comentar e nos acompanhar nas redes sociais.

Deixe um comentário

  • Ribeirão Preto:
    (16) 2101-7700
    São Sebastião do Paraíso:
    (35) 3531-4446

  • Loja 1:
    Rua José de Alencar, 436
    Campos Elíseos - 14080-350
    Ribeirão Preto - SP

    Loja 2:
    Rua dos Antunes, 733
    Nossa Sra. Aparecida - 37950-000
    São Sebastião do Paraíso - Minas