• Telefone: (16) 2101-7700
  • E-mail: vendas@multifrio.com.br
  • Horário: Seg à Sex: 8:00 - 18:00h Sábados: 8:00 - 12:00h
23/06/2022

 Independente do segmento, quando se trata de armazenamento de produtos em baixas temperaturas, sabemos que a câmara frigorífica é ideal em quesito de qualidade, volume e economia, e um dos segmentos que ela também se encaixa perfeitamente é no ramo de restaurantes. Ela pode varias a função de uso, além dos fatores maquinários terem a necessidade de garantir o compromisso com a qualidade dos alimentos de acordo com as normas que são estabelecidas pela Anvisa, para saber mais sobre este tipo de câmara fria, acompanhe:

Modelos e suas Finalidades

A câmara fria para restaurante possui o objetivo básico de impedir a deterioração dos alimentos e mercadorias que serão armazenadas através do sistema de resfriamento ou congelamento que irão impedir a evolução de fungos e bactérias por meio dos processos de resfriamento ou congelamento, além de impedirem também a ação de microrganismos oxidantes, estendendo a qualidade para comércio e consumo do produto para o prazo máximo de seis meses. Mas existem alguns tipos específicos de câmaras frigoríficas que podem ser instaladas e utilizadas em restaurantes, veja a seguir:

Modelos de câmara frigorífica para restaurantes

Na participação do processo de armazenamento poderá então ter uma diferenciação na escolha do modelo de câmara fria a ser utilizado, de acordo com a necessidade do produto, sendo assim, veja algumas formas de armazenamento que são utilizadas

  • Resfriados: As câmaras frias para resfriamento possuem sua performance em temperaturas acima de 0º. Este tipo de armazenamento não permite criações de gelo sob a mercadoria, e é indicado para curtos períodos de estocagem
  • Congelados: Neste tipo de armazenamento é importante frisar que para ocorrer tudo bem no processo, é necessário já incluir o produto congelado. Desse modo, o produto é apenas conservado em temperatura abaixo de zero dentro do maquinário;
  • Congelamento: Neste caso é um pouco diferente, pois será necessário que o produto entre em temperatura ambiente para poder assim ser congelado no ambiente da câmara frigorífica.

Agora que já sabemos os tipos de câmaras frias para supermercados, vamos explicar um pouco sobre como é o funcionamento do sistema de refrigeração. Veja:

Afinal, como funciona o sistema de refrigeração?

 No sistema de refrigeração da câmara fria para supermercados, o ciclo de refrigeração é igual assim para outros compartimentos que também usam este sistema. Alguns dos equipamentos que são utilizados para compor o sistema de refrigeração são: Unidade Condensadora, válvula de expansão, evaporador, condensador de ar, tubulação de cobre para transferência de gás refrigerante, entre alguns outros.

 No caso da câmara fria para restaurante, é recomendado que se faça o uso de equipamentos que vão formar o maquinário, de uma mesma fabricante. Também alguns acessórios também atuam na proteção tanto do compressor, quanto de outros equipamentos da câmara.

 A câmara frigorífica para mercado também são diferencias de acordo com o objetivo do modelo escolhido, e elas poderão ter equipamentos específicos para este segmento, tais como: sensor ambiente, degelo, ventilação, sensor degelo, iluminação, alimentação e refrigeração. Nos componentes, a formação de gelo nas aletas pode ser decorrente. Algumas dessas decorrências são: Encontro contínuo entre ar quente e também frio, ou também a falta do equipamento de degelo.

 Sendo assim, quando a câmara frigorífica apresenta uma capacidade (condensação) muito abaixo da média, possui o risco de os alimentos estragarem ou ocorrer o retorno de líquido para o equipamento. Então, o controle de degelo será uma forma muito viável de conter ou evitar este problema no equipamento, podendo ser instalado tanto o elétrico, quanto o natural.

Benefícios da Câmara Fria para Restaurantes

Além do controle de qualidade, a câmara frigorífica para restaurantes facilitará na rotina operacional do estabelecimento, manterá a manutenção do valor nutricional dos produtos, assim também como a qualidade, a coloração, o aroma, a consistência e o mais importante: o sabor. Acarretará também na redução de gastos, possibilitando uma melhor performance e gestão de estoque para o restaurante. Se você tem interesse ou gostaria de tirar dúvidas referente à câmaras frigoríficas, entre agora em contato com a gente, entre em contato no nosso televendas: (16) 2101-7700 e fale com um dos nossos profissionais especializados.

Atualização: 23/06/2022

Faça um Orçamento

Deixe um comentário

  • Ribeirão Preto:
    (16) 2101-7700
    São Sebastião do Paraíso:
    (35) 3531-4446
    Sorocaba:
    (15) 3212-3110

  • Loja 1:
    Rua José de Alencar, 436
    Campos Elíseos - 14080-350
    Ribeirão Preto - SP

    Loja 2:
    Rua dos Antunes, 733
    Centro - 37950-000
    São Sebastião do Paraíso - MG

    Loja 3:
    Rua Comendador Oetterer, 1244
    Vila Carvalho - 18060-070
    Sorocaba - SP