• Telefone: (16) 2101-7700
  • E-mail: contato@multifrio.com.br
  • Horário: Seg à Sex: 8:00 - 18:00h Sábados: 8:00 - 12:00h
18/11/2019

Afinal, qual é a diferença?

 Mesmo sendo um produto com o conceito bem claro e definido, a Câmara fria ou friorífica, possui características técnicas que podem trazer algumas dúvidas para quem não conhece á fundo este tema, ou confundir até mesmo quem já conhece.   Visto isso, alinhamos alguns pontos que normalmente trazem dúvidas freqüentes no segmento de refrigeração. Vejam eles á seguir!

Câmara fria ou câmara frigorífica?

 As duas expressões estão corretas pois se tratam do mesmo produto! O que muda é a funcionalidade da câmara, de acordo com sua temperatura de operação, podendo ser utilizada tanto para congelamento quanto para resfriamento. 

 Ainda que seja o mesmo produto, podemos classificar melhor o termo "Câmara Frigorífica" para câmaras utilizadas em açougues ou frigoríficos onde as temperaturas são muito baixas, podendo armazenar um grande número de carne congelada por prazo extendido. O termo “Câmara fria” normalmente está relacionado à câmaras com temperaturas não tão baixas, com a intensão de armazenar de forma acondicionada, sem necessidade de congelar.

Tipos de Câmeras Frias

 Como foi dito anteriormente, o que pode ser diferente entre uma câmara fria ou câmara frigorífica é a temperatura de operação, que alterna diretamente em sua funcionalidade. Ela pode ser usada tanto para resfriamento quanto congelamento. Citaremos á seguir exemplos de produtos que se encaixa em cada um desses formatos.

Congelamento

 Neste formato, a câmara fria opera entre -1ºC a -25ºC, ela é utilizada normalmente em frigoríficos, açougues, supermercados e é indicada para produtos perecíveis que necessitam de conservação para amplitude de sua vida útil. Estes são alguns exemplos de produtos: Aves, carnes, polpas, sorvetes, gelo, frutos do mar, etc. Substitui com eficácia freezers e congeladores, com o diferencial do aumento de volume de produção baseado na maior quantidade de produtos que podem ser armazenados.

Resfriamento

 O resfriamento engloba uma demanda maior de modalidades de produtos, tem a finalidade de armazenar e conservar os produtos em baixa temperatura, sem necessidade de congelar. Este tipo de operação é realizado entre temperaturas de 0ºC á 18ºC e é indicada para produtos como: Bebidas (sucos, refrigerantes, vinhos, cerveja, etc), lacticínios, frutas, embutidos, grãos, iogurtes, verduras, legumes, frios, embutidos e carnes.

Existem diferenças de tamanho entre elas?

 Sim! Mas isso não interfere na sua finalidade (congelamento ou resfriamento), muito pelo contrario. Independente do produto que será armazenado, as câmaras são feitas sob a necessidade do cliente, podendo optar por um tamanho compacto, ou até grandes como galpões ou armazéns, neste caso com maiores escalas de demanda.

 E aí, ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Faça um Orçamento

Deixe um comentário

  • Ribeirão Preto:
    (16) 2101-7700
    São Sebastião do Paraíso:
    (35) 3531-4446

  • Loja 1:
    Rua José de Alencar, 436
    Campos Elíseos - 14080-350
    Ribeirão Preto - SP

    Loja 2:
    Rua dos Antunes, 733
    Nossa Sra. Aparecida - 37950-000
    São Sebastião do Paraíso - Minas