• Telefone: (16) 2101-7700
  • E-mail: contato@multifrio.com.br
  • Horário: Seg à Sex: 8:00 - 18:00h Sábados: 8:00 - 12:00h
11/11/2019

Câmaras frias para carnes 

 Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o 6º país que mais consome carne no mundo. E não temos o costume de parar pra pensar que por trás do nosso famoso "churrasquinho", existem vários processos fundamentais para recebermos esse produto com qualidade e eficiência em nossa mesa. 

Tais processos utilizam uma ferramenta indispensável para obter qualidade neste segmento, e sem dúvida estamos falando da câmara fria, utilizada na refrigeração frigorífica!

 Muitos setores de diversos segmentos são dependentes da refrigeração, para as carnes é de extrema importância, pois necessitam dos frigoríficos para prolongar sua vida útil, mantendo sua qualidade e gerando mais produtividade e valorização em seu setor.

 Mas você sabia que para ter eficiência em seu ramo, o frigorífico necessita de vários estágios diferentes de refrigeração? Conheça-os á seguir!

Estágios da Refrigeração no segmento de carne

- O primeiro vem logo após o abate. A carcaça, após uma inspeção sanitária, segue para as câmaras de resfriamento, entre 0º C e 5º C, para restringir contaminação por microrganismos, onde costumam permanecer por uma noite.

- No segundo estágio, a carne chega à sala de manutenção e é desossada, ainda em uma temperatura não tão baixa, os funcionários efetuam a maior parte do trabalho manualmente.

- Após isso a carne passa por um processo que demanda uma temperatura muito abaixo de 0º C, que é o terceiro estágio, chamado de túneis de congelamento.   

- Depois que a carne é congelada, ela passa para o estágio final, onde ela é transportada para as câmaras de estocagem, podendo assim ser comercializadas.

 Esse processo todo é bem complexo, necessitando desde um projeto bem feito até produtos de alta qualidade, que ofereçam grande potencial de desempenho, porém apresentando uma demanda de energia consideravelmente baixa, fazendo com que o sistema todo da câmara frigorífica seja sustentável. E com a capacidade e estabilização da formação da baixa temperatura, permite ter seu funcionamento apenas em períodos em que a temperatura aumenta, tendo assim a redução do consumo de energia como um diferencial.

Agora você já sabe mais sobre estes aspectos da câmara fria, mas conhece todas as suas vantagens?

Mais chances para o seu negócio!

 Além de aumentar significativamente as chances de venda em seu negócio, a câmara fria no segmento de carnes transmite mais confiança ao consumidor por estar adquirindo um produto acondicionado de forma correta e ao mesmo tempo relacionando qualidade ao nome da sua marca.

 Diferente de freezers ou congeladores, a câmara fria permite um armazenamento de produtos em grande escala, trazendo um rendimento significativo para açougues, supermercados, frigoríficos, entre outros. Além disso, ela é adaptável, podendo ter variação de tamanho e proporção de acordo com sua necessidade. 

Restou ainda alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário ou entre em contato com a gente: 

Email: contato@multifrio.com.br / Whatsapp: (16) 2101-7700

  • Ribeirão Preto:
    (16) 2101-7700
    São Sebastião do Paraíso:
    (35) 3531-4446

  • Loja 1:
    Rua José de Alencar, 436
    Campos Elíseos - 14080-350
    Ribeirão Preto - SP

    Loja 2:
    Rua dos Antunes, 733
    Nossa Sra. Aparecida - 37950-000
    São Sebastião do Paraíso - Minas