• Telefone: (16) 2101-7700
  • E-mail: contato@multifrio.com.br
  • Horário: Seg à Sex: 8:00 - 18:00h Sábados: 8:00 - 12:00h
01/04/2020

6 dicas pra ser produtivo na quarentena

 No período que estamos vivendo atualmente, o isolamento é algo que vem sendo indicado por muitos profissionais da saúde. Mas por estarmos limitados em vários aspectos, pode ficar difícil não se ver em situações de ansiedade, improdutividade e em alguns casos até solidão.

 Claro que para cuidarmos da nossa saúde, é necessário primeiramente cuidar da saúde mental e não se deixar levar por estresse e até possíveis frustrações causados pelas condições da quarentena. Então neste post, mostraremos formas de você transformar o tempo omisso em momentos positivos, e prazerosos, que irão ajudar a aliviar toda essa tensão. Confira com a gente as nossas 6 dicas para ser produtivo na quarentena.

1 - Organize-se

 Que tal começar do zero? Quando pensamos em organização, temos a tendência de assimilar diretamente com organização de rotina e tempo, mas a organização que estamos falando vai bem além disso. Já parou para pensar que quando suas coisas (casa, quarto, gavetas etc.) estão organizadas você tende a gastar menos tempo para efetuar certas tarefas que poderiam levar o dobro de tempo em cenários de bagunça (no caso, procurar objetos ou documentos por exemplo), sendo assim quando a organização começa em nossa volta, automaticamente é mais fácil de organizarmos nosso tempo, e consecutivamente  planos e tarefas. Organize também pastas no seu computador ou drive, principalmente se for seu local de trabalho. E vamos para próxima dica de produtividade.

 2 - Termine planos inacabados

 Sabe aquela cadeira que você deixou encostada para “consertar depois” já há dois anos? É a hora de ir lá e consertá-la. Aquela parte do quintal que ficou sem pintar, ou aquela limpeza geral no seu armário de ferramentas?  Agora você não tem mais desculpas. Mas vendo por outro lado, é uma atividade que te fará mais produtivo na quarentena, e te ajudará também a a criar novos planos de melhorias, não tendo que ser levada como uma tarefa cansativa, mas sim como prazerosa e construtiva. Depois que finalizamos uma tarefa inacabada, começamos a ter espaço para começar outras tarefas com aquela satisfação de “trabalho concluído”.

 

3 - Faça também coisas novas

 Concluir tarefas que não foram finalizadas é muito importante, mas algo melhor ainda é você iniciar novas tarefas que sempre adiou para começar finalmente. Isso pode variar muito, dependendo do objetivo e desejo da pessoa. Muitas pessoas desejam aprender uma nova língua, ou ler uma saga de livros, obter uma nova habilidade profissional (ou se especializar na habilidade que já exerce) e muitas vezes nunca pode ao menos experimentar por falta de tempo ou até disposição.   Agora você pode converter toda a insatisfação do tédio para iniciar essa nova atividade, ou planejar alguma, caso ainda não tenha uma estabelecida. Sabe o que mais você pode fazer na quarentena para ser produtivo? Veja a seguir.

4 - Cuide de si mesmo

 “Cuidar de si mesmo” engloba muitos aspectos, e as vezes acabamos não nos preocupando com alguns que fazem toda diferença. Agora com tempo sobrando, outra dica para ser mais produtivo na quarentena, é cuidar da saúde física (sua e de sua família) praticando exercícios, podendo ser realizados individualmente ou em grupo (só com sua família, claro), dedicando tempo para selecionar um cardápio mais elaborado e saudável ou atividades que possam ser partilhadas por todos. Fazer jogos e sessões de filmes, ou até diálogos que irão divertir e tornar a família ainda mais unida.

5 - Se informe, e se comunique

 Estar isolado fisicamente, não significa que você está isolado socialmente, ou está impedido de se comunicar com outras pessoas, aliás, muito pelo contrário. Com a popularização da internet atual, é essencial e extremamente necessário nos mantermos informados através de meios seguros (que podem ser podcasts, sites de notícias, canais digitais de conteúdo entre outros)  e também manter laços de companheirismo com amigos e conhecidos através de redes sociais e meios de comunicação por chamadas de áudio ou vídeo (já pesou que legal fazer uma chamada de vídeo com todos os seus amigos ou colegas de trabalho ao mesmo tempo? Isso evita qualquer tipo de sentimento de solidão), outra coisa legal também e conhecer pessoas novas através de interesses em comum em redes sociais (como por exemplo, grupos de profissionais de alguma área).

6 - Relaxe

 Depois de várias dicas para ser produtivo na quarentena, não faltará opções para você ocupar seu tempo, claro, se usar a criatividade várias outras ideias surgirão, mas você não precisa se ocupar o tempo todo. Que tal separar um tempo para se desligar de tudo também? Olha, outra dica! Se ausente dos noticiários para curtir um pouco suas músicas preferidas, refletir sobre sua vida e seus planos, ou simplesmente ficar deitado sem se preocupar por um momento. Uma coisa muito legal também é a meditação que acalma e equilibra nosso pensamento e o nosso físico. Relaxar em qualquer situação nunca é menos essencial.

 Estude essas ideias e não tenha pressa para fazer cada coisa no seu tempo, aliás, tempo é o que você mais tem no momento. Cuide de si e de sua família, e lembre-se que tudo isso é passageiro, não estamos distantes, somente estamos separados. E faça sua parte!

 Você tem mais alguma dica além das que listamos? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

Deixe um comentário

  • Ribeirão Preto:
    (16) 2101-7700
    São Sebastião do Paraíso:
    (35) 3531-4446

  • Loja 1:
    Rua José de Alencar, 436
    Campos Elíseos - 14080-350
    Ribeirão Preto - SP

    Loja 2:
    Rua dos Antunes, 733
    Nossa Sra. Aparecida - 37950-000
    São Sebastião do Paraíso - Minas