• Telefone: +55 (16) 2101-7700
  • E-mail: contato@multifrio.com.br
  • Horário: Seg - Sex: 8:00 - 18:00h / Sábados: 8:00 - 12:00h
08/06/2017

Ética nos negócios

 Um dos grandes assuntos do momento é a ética. Diversos fatos recentes que foram amplamente noticiados e geraram indignação, fizeram com que esse conceito se fortalecesse e entrasse em pauta, passando a mobilizar a sociedade.
 Hoje, usa-se muito a palavra ética, principalmente diante da necessidade diferenciar comportamentos e atitudes que nos parecem corretos daqueles que consideramos inaceitáveis.
  A ética é um principio fundamental para a sociedade e é muito positivo que sua importância venha sendo cada vez mais reconhecida.
 Conheça a seguir um pouco mais sobre o tema e como ele está ligado á sua vida pessoal e profissional.
 A origem dessa palavra é o termo grego ethos, que significa "bom costume" ou "costume superior".
Essa definição de ethos é um bom ponto de partida para falarmos sobre a ética.
 Vale a pena conhecer também o que diz o filósofo Mário Sérgio Cortella, para entender melhor esse conceito: "Ètica é o conjunto de valores e principios que eu e você usamos para decidir as três grandes questões da vida, que são: Quero?, Devo?, Posso?".
 Ele explica essas questões de forma bem simples, ao mostrar os principios que todos usamos, mesmo sem pensar:
- Existem coisas que eu quero, mas não devo;
- Existem coisas que eu devo, mas não posso;
- Existem coisas que eu posso, mas não quero.
 A situação ideal, segundo o filósofo, é quando aquilo que você quer é o que você pode e é o que você deve. Mas isso nem sempre acontece. Para adotar um comportamento, portanto, é preciso analisar as três condições acima e fazer suas escolhas.
 A importância de escolher é também revelada na leitura do Código de Ètica da Embraco. Desenvolvimento para os funcionários da empresa, esse material se destina a ajudá-los " a fazer as escolhas certas na condução dos negócios".
 O conteúdo desse Código, disponível no site da Enbraco, dá uma importante contribuição para entendermos como agir. Em sua introdução, a empresa afirma o seguinte: "Realizamos nossos negócios com honestidade, justiça e respeito pelo indivíduo e pelo público em geral, sempre tendo em mente que não existe uma maneira correta de fazer o que é errado".

Coisas que ferem a ética
  Enganar, mentir, subornar, sonegar impostos e não cumprir o prometido.

Fonte: Clube da refrigeração

  • Telefone:
    +55 (16) 2101-7700

  • Rua José de Alencar, 436 Ribeirão Preto / SP