• Telefone: +55 (16) 2101-7700
  • E-mail: multifrio@multifrio.com.br
  • Horário: Seg - Sex: 8:00 - 18:00h / Sábados: 8:00 - 12:00h
06/03/2017

O Wisemotion é um compressor sem óleo para refrigeradores, o primeiro do mundo com essa tecnologia e tem previsão de durabilidade de 20 anos. Ele possibilita uma versatilidade enorme de posicionamentos, que permite modificar o design dos refrigeradores, explicou o vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento e Operações da companhia, Lainor Driessen. A expectativa é de que essa novidade vai revolucionar o mercado do setor no mundo. Ele consome menos energia e conserva melhor os alimentos. Até o final do ano, o produto estará disponível para os fabricantes e, no início do ano que vem, já estará em produtos ao consumidor final. Para entender mais fácil a função do compressor, ele é considerado o coração (motor) do refrigerador e agrega alta tecnologia para durar mais de 50 anos sem manutenção.

- Investimos várias dezenas de milhões de dólares nesse produto e muitos anos de pesquisas. É uma quebra de paradigma. Nesse compressor, temos mais de 80 patentes. Acredito que vai demorar para alguém copiar. Temos parceiros tecnológicos em todos os continentes que já estão testando o produto – disse Driessen.

A Embraco tem uma planta modelo do novo compressor na fábrica de Joinville, a primeira linha para o mercado vai começar a produzir na fábrica de Monterrey, no México, até o final do ano e, no ano que vem, a produção será ampliada para 1,5 milhão de produtos por ano.

A equipe de pesquisas da empresa envolve cerca de 500 profissionais na sua sede e em outros centros de pesquisa no mundo. Considerando profissionais indiretos, são mais de 700 pessoas envolvidas na área. Os investimentos em P&D da empresa variam, anualmente, de 3% a 5% do faturamento.

Multinacional do Grupo Whirlpool com sede em Joinville, a Embraco tem fábricas na Itália, China, Eslováquia e México. É líder global tanto em produção de compressores, quanto em tecnologia do setor. É uma empresa presente em todos os continentes, com ações de liderança em todos os mercados.  A empresa tem 12 mil empregados, atua com quatro áreas de negócios: residencial (refrigeradores), comercial leve (para armazenar produtos em lojas), reposição e venda de peças e área de novos negócios. Nos 43 anos de atuação, a Embraco já produziu 500 milhões de compressores, o que daria para dar quatro voltas ao redor do Planeta. Um a cada cinco refrigeradores do mundo usa produto da companhia. Na segunda foto, a linha de produção do Wisemotion em Joinville.

Compressor para gaveta e outros móveis

Como o novo produto não usa óleo, vai permitir diversos formatos, o que dará mais espaço para a imaginação dos designers. Segundo Lainor Driessen, a refrigeração poderá migrar para gavetas, armários e até bolsas, porque o compressor vai ficar cada vez menor.

Fonte: CLICRBS, EMBRACO

  • Telefone:
    +55 (16) 2101-7700

  • Rua José de Alencar, 436 Ribeirão Preto / SP