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05/06/2017

Enfrentando

Um dos segredos para enfrentar os desafios de momentos em que as vendas e pedidos estão fracos é ter uma boa gestão: conhecer bem o seu negócio, ter as informações necessárias para tomar as decisões, saber o que é mais rentável e como é gasto o dinheiro que entra.
 Para o professor Paulo Dutra, coordenador do curso de Economia da FAAP(Fundação Armando Alvarres Penteado), deve-se sempre prestar atenção aos custos. "isso vale para períodos ainda mais para as épocas de crise ou de pouco movimento", afirma. Ele explica que esse é o fator mais fácil de ajustar nos momentos difíceis.
 O corte de custos, porém, não pode ser feito de forma lenear, ou seja, estabelecendo-se um percentual único para a redução de gastos em todas as áreas. " Antes de tudo, devem ser examinadas todas as oportunidades para diminuir as despesas: das pequenas coisas até as maiores. É preciso avaliar onde haverá menos impacto com os cortes", diz.

Segundo Dutra, esse processo de redução de despesas não é simples e pode, ás vezes. envolver decisões difíceis, como mudança para um local mai barato, redução de equipe, saída de algubs ranis de negócio. Mas empresa ou o profissional autônomo têm de passar por isso.
 Em relação á busca de novas fontes de receiuta, o professor recomenda olhar para aquilo que é completamentar ao trabalho já realizado.

Dicas para atravessar a crises

Duas cartilhas produzidas por unidades estaduais do Sbrae (Serviço Brasileiro de Apoia ás Micro e Pequenas Empresas) trazem dicas muito úteis para os momentos de tração nos negócios. Veja abaixo algumas delas:
- Priorize tudo que for urgente e importante para os resultados;
- Incentive a equipe a dar sugestões de economia e de novas ações de negócios;
- Faça parcerias com as outras empresas;
- Verifique os seus preços estão compatíveis com o mercado, pesquisando a concorrência;
- Corte gastos supérfluos;
- Analise todas as despesas, verificando quais podem ser reduzidas e definindo um percentual para essa redução;

- Priorize os pagamento que têm maior impacto no funcionamento da empresa;
- Adote ações para economizar energia elétrica, água, materiais de escritório etc;
- Procure vender produtos e serviços complementares aos que já oferece, ampliando o valor obtido de cada cliente;
- Crie promoções frequentes ou ofereça um produto ou serviço com preço baixo, para gerar mais vendas aos clientes atuais e atrair novos;
- Use criatividade para divulgar seus produtos e serviçoes sem gastar nada ou investindo muito pouco;
- Pesquise boas práticas de concorrentes e de empresas de outras áreas, inspirando-se nelas para inovar;
- Ofereça opções que segnifiquem comodidade para o consumidor, como o atendimento fora do horário comercial, um whatsapp para resolver dúvidas e outras;
- Mantenha contato frequente com os clientes atuais e inativos, para que se lembrem de você como uma primeira alternativa, ao precisar de produtos e serviços como os que você oferece;
- Pesquise novos produtos e novos fornecedores;
- Negocie prazos e preços;
- Cobre e faça acordos com clientes que estão devendo;
- Ofereça aos clientes o parcelamento dos pagamentos em cartoes de crédito e débito;

Fonte: Embraco

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