• Telefone: +55 (16) 2101-7700
  • E-mail: contato@multifrio.com.br
  • Horário: Seg - Sex: 8:00 - 18:00h / Sábados: 8:00 - 12:00h
31/10/2018

Associações empresariais e profissionais de todo o mundo finalmente chegaram a um acordo sobre uma data oficial para celebrar o Dia Mundial da Refrigeração.

A partir do ano que vem, a comemoração global ocorrerá anualmente em 26 de junho, e toda a indústria será incentivada a participar do evento para promover o setor. 

Segundo seus idealizadores, o Dia Mundial da Refrigeração está sendo lançado para aumentar a conscientização da comunidade internacional sobre o papel do HVAC-R no apoio à vida moderna e à sociedade.

Entidades sediadas nos EUA, Índia, Paquistão, Filipinas, Tailândia, Austrália, África, Oriente Médio e em toda a Europa já deram apoio formal à data.

De acordo com o consultor Steve Gill, presidente do Instituto de Refrigeração (IoR, em inglês), o termo “refrigeração”, usado para marcar a efeméride, está sendo empregado em seu sentido mais amplo.

“A refrigeração é usada para preservar alimentos, assim como para fornecer conforto térmico aos seres humanos por meio do ar-condicionado. Da mesma forma, as bombas de calor também retiram calor de uma fonte e o transferem para outro local”, explica Gill.

Ele diz ainda que a refrigeração tem uma história tão longa e fascinante, cheia de inventores, pioneiros da engenharia, cientistas e empresários em todo o mundo – todos os quais merecem ser reconhecidos e lembrados por sua valiosa contribuição à humanidade.

“As tecnologias e aplicações de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor surgiram a partir da necessidade humana por alimentos, conforto e processos térmicos. Essa é uma história que remonta a séculos, porém, para aqueles que trabalham nessa indústria, ainda é uma frustração de longa data não receber o devido reconhecimento”, argumenta.

“A vida moderna não poderia existir sem refrigeração. Também é necessário que haja uma maior apreciação por parte da comunidade em geral em relação às habilidades e conhecimentos empregados diariamente pelos profissionais da indústria para manter essas tecnologias”, acrescenta.

Apesar de uma história tão longa e rica, prossegue Gill, concordar com uma data comemorativa provou ser desafiador até mesmo em nível nacional no Reino Unido, quanto mais em nível internacional.

“No entanto, a indústria está unida em seu desejo de mostrar suas realizações para o público em geral. Assim, conseguimos construir um consenso em torno de muitos objetivos comuns e, finalmente, chegamos a um acordo sobre uma data”, comemora.

 

Grande campanha global

A CEO do IoR, Miriam Rodway, também destaca que a refrigeração contribui para muitos aspectos da vida moderna, desde a medicina até o fornecimento de alimentos, agricultura, engenharia de processos e TI, embora ainda seja uma indústria amplamente desconhecida do grande público.

“Reunir a comunidade de refrigeração mundial para celebrar nosso sucesso e nossas conquistas faz parte do papel do IoR de promover o avanço do setor. Esperamos trabalhar mais de perto com todos que apoiam essa grande campanha”, informa.

“Estabelecer o Dia Mundial da Refrigeração tem sido a cruzada pessoal de Steve Gill por mais de uma década. Embora ele seja o primeiro a admitir que a ideia de um dia especial para essa indústria possa não ser nova, a formação de um consenso entre organizações e pessoas de todo o mundo em torno de uma data fixada anualmente certamente é”, reforça.

Segundo o IoR, o site do Dia Mundial da Refrigeração deve ser lançado este mês.

Fonte: Revista do Frio

  • Telefone:
    +55 (16) 2101-7700

  • Rua José de Alencar, 436 Ribeirão Preto / SP