• Telefone: (16) 2101-7700
  • E-mail: vendas@multifrio.com.br
  • Horário: Seg à Sex: 8:00 - 18:00h Sábados: 8:00 - 12:00h
10/07/2021

Você sendo responsável por uma câmara fria, ou frigorífica, provavelmente segue alguma rotina para deixar tudo em ordem, não é mesmo? Caso a resposta seja não, então está de adotar novos hábitos para manter sua câmara fria em bom funcionamento. Existe alguns outros fatores que pode aumentara vida útil de seus equipamentos, sendo assim, listamos 8 dicas para melhorar o desempenho da sua câmara fria, confira a seguir:

1- Avalie as condições das peças

A primeira dica que melhorará o desempenho da sua câmara fira, é a inspeção das peças, isso porque te auxiliará a detectar possíveis problemas com antecedência. Além de prevenir estes problemas, você saberá quando é a hora certa de trocar qualquer equipamento, antes que ele dê algum problema. O aconselhável é conferir as peças de 2 a 3 vezes ao dia.

2- Confira a Porta Frigorífica

Outra dica para garantir o melhor desempenho da câmara fria é sempre ter atenção especial à porta frigorífica. É necessário ter sempre certeza de que a porta está fechada, pois do contrário ela gastará energia de forma desnecessária, e também pode aumentar a temperatura interna do ambiente. Manter a porta fechada sempre que possível e evitar um “entra e sai” sem necessidade são ações que contribuirão para que o motor não fique sobrecarregado, e consecutivamente aumente o nível de performance da câmara frigorífica.

3- Quando descarregar grandes volumes, desligue a Câmara

Uma dica especial que para garantir que sua câmara fria tenha um ótimo desempenho é desligá-la sempre que for necessário realizar cargas ou sobrecargas com grandes volumes, isto porque isso evita que se forme gelo na entrada do evaporador, que não funcionará perfeitamente por estar bloqueado. Isso aumentará significadamente a qualidade de serviço e vida útil de sua câmara fria.

4- Degelo no Evaporador

Por falar no evaporador, outra dica necessária é sempre se atentar ao degelo dele. Com o passar do tempo, as câmaras frias passaram a ter o degelo feito através de resistências elétricas instaladas nas serpentinas, que elevam a temperatura, e consecutivamente se realiza o derretimento do gelo acumulado na passagem de ar do evaporador. Normalmente, a programação do degelo automático é realizado pelo técnico no ato da instalação, mas também pode ser feito manual.

5- Saiba avaliar a Unidade Condensadora

Esta dica também vai evitar muita dor de cabeça, pois será uma forma de manutenção preventiva: Faça uma checagem (no mínimo mensal) em sua unidade condensadora para evitar que junte poeira ou até outros tipos de sujeira, dependendo do local que se encontra instalada. Isso vai permitir que diminua a pressão, e melhore o funcionamento da unidade condensadora na câmara fria.

6- Cuidados Essenciais com a Unidade Condensadora

Além de realizar a manutenção preventiva na unidade condensadora, é necessário se atentar a possíveis vazamentos de óleo, efetuar limpeza (de forma sútil) do condensador e dos seus componentes, e manter um cuidado especial na localização que a unidade condensadora é instalada. No caso de unidades condensadoras sem carenagem, é interessante manter uma proteção em sua volta (caso esteja instalada em ambientes externos), como por exemplo: um abrigo ou cobertura. Isso vai fazer com que a vida útil da unidade condensadora se estenda.

7- Armazene os Produtos de Forma Correta

Você pode pensar que fazer avaliações contantes nos componentes da sua câmara fria será o suficiente. Porém uma das causas de grandes problemas nas unidades condensadora é forma de estocagem de seus mantimentos. É preciso respeitar sempre o espaçamento entre os produtos armazenados, então inclua estantes ou estrados de forma com que o ar circule perfeitamente, não coloque de forma alguma os produtos na frente da saída de ar do evaporador, como já dissemos anteriormente. Lembre-se de manter a distância de 1 cm de um produto para o outro.

Estes cuidados são necessários e te trarão economia de tempo e de dinheiro, e como diz o ditado “é melhor precaver do que remediar”, até porque quando algum equipamento deixa de funcionar da forma certa, o gasto não será somente com a manutenção, mas também com a perda dos mantimentos que se perderão com a falta de funcionamento da câmara fria. Então atente-se e cuide sempre da sua câmara fria! Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente: (16) 2101-7700

Faça um Orçamento

Deixe um comentário

  • Ribeirão Preto:
    (16) 2101-7700
    São Sebastião do Paraíso:
    (35) 3531-4446
    Sorocaba:
    (15) 3212-3110

  • Loja 1:
    Rua José de Alencar, 436
    Campos Elíseos - 14080-350
    Ribeirão Preto - SP

    Loja 2:
    Rua dos Antunes, 733
    Centro - 37950-000
    São Sebastião do Paraíso - MG

    Loja 3:
    Rua Comendador Oetterer, 1244
    Vila Carvalho - 18060-070
    Sorocaba - SP