• Telefone: (16) 2101-7700
  • E-mail: contato@multifrio.com.br
  • Horário: Seg à Sex: 8:00 - 18:00h Sábados: 8:00 - 12:00h
12/07/2019
Válvula de expansão da linha Valex foi um dos destaques no estande da Full Gauge na Fispal 2019 | Foto: Divulgação Válvula de expansão da linha Valex foi um dos destaques no estande da Full Gauge na Fispal 2019 | Foto: Divulgação

Válvula de expansão eletrônica facilita trabalho dos refrigeristas.

ão tem como falar de válvula de expansão sem falar sobre a ajuste do superaquecimento útil ou total do sistema. Uma válvula de expansão mal regulada pode tanto prejudicar o rendimento do evaporador como causar um golpe de líquido no compressor.

Agora, imagine se você pudesse parar de se preocupar com esse ajuste e muito menos se preocupar com os parâmetros do controlador digital de temperatura. Não seria bom ter tudo isso num só componente?

Então, essa tecnologia, que trabalha com três sensores para monitoramento de temperatura interna, degelo e superaquecimento, existe desde 2015 no portfólio da Full Gauge Controls.

A essa válvula é incorporado um motor de passo que recebe o sinal de um transdutor de pressão, com a finalidade de resposta imediata para o ajuste fino do superaquecimento. Consequentemente, a temperatura interna será atingida mais rápido e a unidade condensadora poderá desligar num período mais curto, ou seja, nesse ponto já se obtém eficiência energética e redução da conta de energia elétrica.

Além disso, a válvula de expansão da linha Valex tem um controlador digital incorporado a um módulo com todos os parâmetros dos controladores tradicionais, ou seja, no mesmo produto você tem a válvula de expansão eletrônica, sensores, transdutor de pressão, módulo e controlador digital de temperatura.

Além da eficiência energética, o produto tem outra grande vantagem, que é a conexão com o Sitrad, sistema que permite acessar remotamente todos os parâmetros da válvula, o que elimina gastos com deslocamentos para realização de ajustes. Enfim, o Sitrad a monitora a qualquer hora e de qualquer lugar a válvula, e ainda gera gráficos que impressionam nossos clientes.

Não pense que a refrigeração comercial está parada no tempo, não. Os fabricantes estão trabalhando constantemente em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novas tecnologias e nós, profissionais da área, temos de ficar atentos a essas inovações.

Assista, a seguir, à aula sobre esse componente gravada na Fispal 2019 com o engenheiro Daniel Izaguirre, do departamento de engenharia de aplicação da Full Gauge:

* Anderson Oliveira é professor de refrigeração e climatização na Escola Senai Oscar Rodrigues Alves e fundador do canal Intac Treinamentos no YouTube

Fonte: Blog do Frio

Deixe um comentário

  • Ribeirão Preto:
    (16) 2101-7700
    São Sebastião do Paraíso:
    (35) 3531-4446

  • Loja 1:
    Rua José de Alencar, 436
    Campos Elíseos - 14080-350
    Ribeirão Preto - SP

    Loja 2:
    Rua dos Antunes, 733
    Nossa Sra. Aparecida - 37950-000
    São Sebastião do Paraíso - Minas